Sobre a Maker Faire

A Maker Faire é o maior espetáculo de “Mostra e Conta do planeta. É um local onde toda a família e amigos podem assistir à mostra de invenções, criatividade e o desenvolvimento do movimento Maker (fazedores).É um local onde todos podem partilhar e mostrar o que andam a fazer e como fazem, aprendendo com a experiência.

Os Makers são pessoas de todas as idades e origens. Entusiastas de tecnologia, artesãos, cientistas ou curiosos. O objetivo da Maker Faire é fomentar o crescimento da comunidade, criando conhecimento, contactos e trocas de experiência.

A Maker Faire original foi organizada em 2006  a area da Baia de São Francisco como um projecto dos editores da Make: magazine. Tendo crescido para um nível mundial , em 2015 celebrou o seu décimo evento anual com mais de 1200 maker e 145000 visitantes. A World Maker Faire New York, outro evento, cresceu em três anos para mais de 500 makers e 55000 visitantes. Shenzhen, Hong Kong, Roma, e Barcelona são também palco para Maker Faires, e Mini Maker Faires organizadas por diversas comunidades são hoje em dia levadas a cabo por todo o mundo. Em Portugal foi realizada em 2016 a terceira edição da Maker Faire Lisbon. Em Espanha foram realizadas em 2016 a Madrid Mini Maker Faire, Barcelona Mini Maker Faire, Léon Mini Maker Faire, Maker Faire Galiza e Maker Faire Bilbao.

Poderão consultar mais informação da história da Maker Faire, do movimento Maker.

Mini Maker Faire Castelo Branco

Tendo sido realizada a 5ª edição do Eletrónica & Informática no ano de 2016 pretendemos, em 2017, elevar a fasquia e promover o evento ao estatuto de Mini Maker Faire. Uma Mini Maker Faire é uma feira onde é promovido o movimento Maker, desde o criador individual até às StartUp’s. É um local onde toda a comunidade pode ver uma mostra de projetos, onde é demonstrada a criatividade e capacidade de invenção. Um local onde todos poderão ver, aprender e partilhar conhecimentos, técnicas e experiências. Pretendemos reunir makers de toda a Península Ibérica no dia 10 de Junho de 2017, criando um palco onde seja possível expor as suas criações e possibilitar a troca de ideias e conhecimento.